Entre as competências do dentista clínico geral estão: prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dos dentes e gengivas, diagnóstico e encaminhamento para uma determinada especialidade.
Também conhecida como a especialidade dos tratamentos de canais. Consiste na remoção do tecido pulpar (nervo) seguido da limpeza e descontaminação dos canais radiculares
A partir daí, é feito a obliteração desses canais com um material vedante específico. A indicação da endodontia pode ser para tratamento de dores aguda nos dentes, abcessos, preparações pré-protéticas, pós-traumas, exposições pulpares causadas por cáries ou preparo de restaurações.
A implantodontia é a especialidade odontológica que reabilita a saúde oral quando há perda de um ou mais dentes. Os implantes são cilindros metálicos (titânio) que, ao serem instalados nos ossos maxilares, substituem as raízes de dentes ausentes.
A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito encaixe dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal. Permite também a correção do alinhamento dentário, melhorando assim o aspecto estético.
A especialidade de prótese dentária é responsável por reestruturar os tecidos bucais e dentes perdidos, seja por acidentes ou doenças periodontais, por peças artificiais – fixas ou removíveis.
Os cuidados com a saúde bucal devem começar desde a infância.
O primeiro contato de uma criança com o médico dentista deve ser amistoso e amigável para não gerar nenhum tipo de dificuldade ou aversão à futuros tratamentos.
Os conhecimentos e técnicas de uma odontopediatra são de suma importância para esses atendimentos, portanto, é plenamente recomendável que a criança faça uma avaliação com uma odontopediatra para verificar e prevenir problemas futuros.
Especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes (tratamento da gengiva e do osso).
A dentista é a área da medicina dentária que atua sobre os dentes para conquistar a harmonização do sorriso. As técnicas utilizadas influenciam na alteração do formato dos dentes, seja no tamanho, no alinhamento ou clareamento (como o Branqueamento Dentário).
Na Dental Family é muito comum a realização de cirurgias para remoção de dentes de sisos inclusos e/ou impactados. Muitas vezes, a falta de espaço e o mau posicionamento do 3ª molares pode acarretar problemas ao paciente, tornando a sua remoção indicada.
No dia-a-dia da clínica o tipo mais comum de cirurgia realizada, é a extração dentária. Existem outras inúmeras cirurgias orais passíveis de serem realizadas nos consultórios dentários.
Cada vez mais o público em geral vem utilizando os novos recursos tecnológicos para clarear os dentes.
O chamado branqueamento caseiro baseia-se na utilização de moldeiras personalizadas confeccionadas pelo dentista com o propósito de receber o gel branqueador.
Dentre os procedimentos mais utilizados para a Harmonização Orofacial estão: a aplicação de toxina botulínica (para redução do sorriso gengival, rugas e marcas de expressão, disfunção de ATM, bruxismo), uso de preenchedores faciais como o ácido hialurônico.